sábado, 20 de janeiro de 2018

Obra da Câmara Municipal de Presidente Figueiredo furta energia e prejudica comunidades próximas


Conforme a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), esse tipo de fraude, considerado furto,
é praticado por quem se liga clandestinamente à rede para consumir energia.


                                                                 Arte: Reprodução 

Desde quando começaram as obras do novo prédio da Câmara Municipal de Presidente Figueiredo (CMPF), no decorrer de 2017, moradores de comunidades próximas passaram a ter constantes quedas de energia. A resposta para isso está no “gato” de energia que foi feito no canteiro de obras da Casa Legislativa, considerado um perigo para todos.
Conforme a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), esse tipo de fraude, considerado furto, é praticado por quem se liga clandestinamente à rede para consumir energia.

Os dados mais atualizados da ANEEL indicam que o prejuízo com consumo irregular de energia elétrica atingiu R$ 8,1 bilhões, considerando as 61 das 63 distribuidoras que passaram pelo 2º ciclo de revisões tarifárias no período de 2007 a 2010.
A imagem do crime foi divulgada na tarde deste sábado (20) e mostra o desvio saindo do poste da concessionária Eletrobras, indo em direção ao terreno que será a nova morada dos vereadores. É possível ver quatro fios, sendo um em cada fase da rede de distribuição, pendurados de forma ilícita. O abastecimento irregular segue diretamente para o canteiro de obras da Câmara.
Em energia, esse valor corresponde a mais de 27 mil Gigawatts-hora (GW-h). Como o custo da energia elétrica é dividido entre todos os consumidores - isto é, todos pagam pela geração,
transmissão e distribuição - o custo da energia furtada também acaba sendo repassado aos clientes.





OS RISCOS
Além de prejuízos financeiros, essa prática pode colocar em risco o sistema elétrico e a vida das pessoas, uma vez que as ligações clandestinas são realizadas por pessoas não habilitadas e não atendem a requisitos técnicos de segurança, podendo danificar a rede elétrica e ocasionar a ruptura dos condutores.
O furto sobrecarrega os transformadores - o que pode fazer com que eles queimem -, já que parte da energia está sendo utilizada sem que alguém pague pelo uso. Equipamentos elétricos das residências também correm risco de estragar devido à queda na qualidade da energia.
Nós não conseguimos contato com a presidente da Câmara Municipal de Presidente Figueiredo, Patrícia Lopes (PMDB), para comentar a denúncia.










Nenhum comentário:

Postar um comentário