terça-feira, 4 de abril de 2017

Presidente Figueiredo Retoma Projeto de Psicultura em Balbina. Anuncia Sec. de Pesca Dayvson Franklin em Audiencia Pública


Romeiro, Dayvson Franklin e Silas

A criação de peixes vem sendo praticada a muitos anos e nas últimas décadas tem se destacado entre as atividades de maior desenvolvimento em todo o mundo, sendo responsável pela geração de inúmeros postos de trabalho e por abastecer boa pare da humanidade com pescado.  
O uso de tanques redes é uma modalidade da piscicultura praticada geralmente em corpos d ́água de grandes dimensões onde o criador não poderia estabelecer domínio dos lotes de criação ou de áreas que não podem ser esgotadas e não permitem o uso de redes para a captura.
Com isso ROMEIRO MENDONÇA anuncia juntamente com o Secretário Nacional de Pesca e Aquicultura a retomada do projeto de criação de peixes no Distrito de Balbina, em Presidente Figueiredo, onde vai receber investimentos na área da piscicultura que devem gerar mais de 900 empregos diretos.

O setor será impulsionado por meio de parceira entre o Governo Federal, através da Secretaria Nacional de Aquicultura e Pesca, da Prefeitura Municipal de Presidente Figueiredo e do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Produção Rural (Sepror). Nesta segunda-feira, (03), o secretário Nacional de Aquicultura e Pesca, Deyvson Frankilin de Souza, participou de uma audiência pública realizada no Distrito de Balbina juntamente com Romeiro Mendonça onde confirmou os investimentos para a área de piscicultura na região. Aproximadamente 200 piscicultores participaram da audiência que contou com a presença do secretário de Produção Rural, Hamilton Casara, dos deputados federal, Silas Câmara, e estadual, Dermilson Chagas, do prefeito de Presidente Figueiredo, Romeiro Mendonça, de lideranças e associações ligadas ao setor pesqueiro no município. De acordo com o Secretario Nacional Franklin, o Governo Federal já sinalizou positivamente para o projeto de instalação de tanques-rede e tanque escavados no Distrito. A estimativa inicial é que sejam instalados aproximadamente 600 tanques-redes para a produção de até 22 mil toneladas de pescado anual, podendo dobrar a capacidade de produção do Estado.

A espécie do tambaqui é a que possui padrões tecnológicos mais compatíveis e com mais garantias para a criação em tanque-rede. As Licitações Já começam nas próximas semanas, segundo o secretário de Pesca, serão iniciados os processos licitatórios para a aquisição dos tanques-redes.
Balbina possui uma Estação de Piscicultura – que está sendo transformada em um Centro com identidade gestora – já é considerada uma das maiores produtoras de alevinos do Brasil. De lá saem alevinos e pós-larva para todo o Estado. Nova Matriz A unidade já é um importante centro de tecnologia, treinamento e pesquisa em reprodução de peixe. Nessa estação são feitos todos os procedimentos para a reprodução de peixe em cativeiro. Nas incubadoras, uma espécie de berçário de alevinos, os ovos são fecundados para virarem larvas e pós-larvas, até transformarem-se nos filhotes e serem transferidos para tanques onde atingirão o tamanho necessário a serem entregues aos produtores. A Estação também é dotada de laboratórios de pesquisas usadas para a análise de certificação – todo lote que sai da estação passa pelo processo de certificação para garantir a qualidade do alevino.
audiência prestigiada pela comunidade
Segundo estudos baseados em estatísticas internas, comprovam alto grau de produtividade com perda de apenas 5% dos alevinos, ou seja, 95% conseguem atingir o ponto de comercialização. Para o prefeito de Presidente Figueiredo, Romeiro Mendonça, o Distrito pode ser o maior produtor de tambaqui do Estado. “Mercado nós temos. Ao nosso lado está a cidade de Manaus, maior centro consumidor de pescado do Estado. Se pensarmos alto, se fizermos os investimentos certos e trabalharmos as parcerias para garantir não apenas recursos mais capacitação para os produtores, poderemos até pensar em exportar o pescado”, destacou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário