segunda-feira, 17 de outubro de 2016

PREFEITO DERROTADO DEMITE ATÉ ENFERMEIRA GRÁVIDA EM PERÍODO PÓS-ELEITORAL E PODERÁ RESPONDER CRIMINALMENTE.



Funcionários demitidos se reúnem com o Vereador Alexandre Lins em busca de apoio


O caos e a apreensão tomaram conta de funcionários públicos e seus familiares em Presidente Figueiredo, principalmente após a derrota de NEILSON CAVALCANTE, que passou a demitir em massa sem justificativa e em descompasso com a lei eleitoral. Dizem os funcionários demitidos que o prefeito está decepcionado com a avassaladora derrota nas urnas, e por isso Neilson resolveu desobedecer à lei Eleitoral e passou a demitir os funcionários públicos alegando contenção de gastos.

As denúncias estão sendo encaminhadas, a Câmara Municipal e ao Ministério Publico da Comarca, procurado por este informativo aduziu o Vereador reeleito ALEXANDRE LINS, que tomará medidas jurídicas e extrajudiciais cabíveis para responsabilizar NEILSON CAVALCANTE pelas demissões vedadas pela lei Eleitoral e pelas perseguições aos funcionários públicos que se recusaram a votar neste candidato nas últimas eleições para prefeito.
Vejam a exoneração


Uma enfermeira identificada como SOLANGE ASSIS DE CARVALHO disse que está grávida e que fez requerimento escrito ao Prefeito, e mesmo assim, sequer teve sua estabilidade garantida por lei respeitada por Neilson.Vejam a foto abaixo:
Exame de gravidez e requerimento de estabilidade


Parintins - O Ministério Público do Amazonas encaminhou, na última segunda-feira (10), um ofício ao prefeito de Parintins (a 325 quilômetros de Manaus), Alexandre da Carbrás, recomendando que o chefe do Executivo pare de promover demissões na prefeitura, sob pena de ser afastado do cargo, por improbidade administrativa, e ainda cassação de registro de candidatura e perda dos direitos políticos, por oito anos, e multa.

O ofício foi encaminhado pelo Promotor Eleitoral de Parintins, Flávio Mota Morais Silveira e a Promotora de Justiça, titular da 3ª. Promotoria de Justiça de Parintins, Carolina Monteiro Chagas Maia. A Resolução Conjunta 001/2016, também diz que o prefeito deve recontratar, imediatamente, os servidores demitidos.

Os Promotores Carolina Monteiro Maia e Flávio Mota enumeram uma série de recomendações ao prefeito, dentre as quais descrevem que o chefe do executivo, “até a posse dos eleitos cumpra as normas contidas no artigo 73 da Lei 9.504, de 1997, em especial a constante, no inciso V, que proíbe nomear, contratar ou de qualquer forma admitir, demitir sem justa causa, suprimir ou readaptar vantagens ou por outros meios dificultar ou impedir o exercício funcional e, ainda, remover, transferir ou exonerar servidor público na circunstância do pleito, nos três meses que o antecedem e até a posse dos eleitos, sob pena de nulidade, de pleno direito...”. A Lei abre exceção, para os casos de servidores que ocupam cargos de comissão ou funções de confiança.

Os promotores solicitam que, num prazo de 48h, o prefeito de Parintins encaminhe ao Ministério Público documentação comprobatória, com a relação de todos os funcionários do município, apontando os que foram demitidos (cargo, função e lotação) nos três meses antes e depois das eleições. O MPE quer também que Alexandre da Carbrás encaminhe cópias integrais dos respectivos processos administrativos dos servidores desde a admissão até a demissão.

A Recomendação Conjunta cita também que o prefeito terá de enviar ao Ministério Público documentos comprobatórios sobre o retorno dos funcionários, que ele eventualmente tenha demitido aos quadros da administração municipal, a partir da ciência que tomou da medida ministerial.

Os promotores concluem que em caso de descumprimento da medida, no prazo de 48h, o MPE irá ajuizar Ação Civil Pública contra o prefeito de Parintins, por ato de Improbidade Administrativa e Ação Penal.

O Portal Terra das Cachoeiras aguarda a manifestação do Prefeito e do Ministério Publico da Comarca para se manifestarem sobre estes fatos que são graves e de repercussão social, e que afetam os funcionários públicos e seus familiares.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário