sábado, 19 de dezembro de 2015

Os invasores da praça ao redor da árvore histórica de Presidente Figueiredo teimam em desrespeitar a lei e tentam assassinar a árvore novamente



Em Presidente Figueiredo os cuidados com o meio ambiente devem ser uma preocupação constante das autoridades, visto que estamos propensos a grandes prejuízos e impactos negativos ao meio ambiente gerados pelo crescimento acelerado da população. Ademais, a nossa cidade tem muitas áreas consideradas como APP's (Áreas de Proteção Permanentes) como igarapés, morros, brejos, etc..

Na atual gestão toda a política ambiental que foi construída ao longo dos administradores anteriores notadamente na Gestão ROMEIRO MENDONÇA (2000/2004) quando nomeou o ambientalista e técnico do IBAMA, DR LELAND para a pasta de meio ambiente, foi completamente abandonada criando uma realidade preocupante para o presente e possibilidade de catástrofe para o futuro bem próximo. Apesar da SEMMA contar com uma equipe de técnicos bem treinados, a gestão tem ignorado a importância dessa secretaria deixando nossa cidade a mercê dos infratores gananciosos que, com o pretexto do progresso vai destruindo nosso patrimônio natural e gerando o caos.

É imprescindível que a Secretaria de Meio Ambiente seja administrada por um técnico com competência, coragem e acima de tudo que não tenha pretensões políticas. Se um secretário de Meio Ambiente fizer o seu trabalho como deve ser feito, inevitavelmente vai desagradar muita gente, por isso não deve ter pretensões políticas e não deve ter medo.

Árvore histórica em frente ao antigo deposito da Antartica no centro da cidade
A prova de que o nosso Meio Ambiente está abandonado pelo Prefeito NEILSON CAVALCANTE  é a inércia da SEMMA diante dos crimes ambientais. Muitos desses crimes são continuados, a exemplo dos invasores das terras ao redor da árvore histórica de frente da Rodoviária, que foi serrada pelos invasores e, ao teimar em renascer novamente, teve seus galhos já renascidos novamente arrancados pelos ocupantes irregulares das terras do Município. Além de criar uma favela ao redor do centro da cidade, agora teimam em desrespeitar o Poder Público e as leis ambientais.
Veja a favela que se formou em volta da árvore

Por onde você anda nessa cidade você pode flagrar uma situação dessas. A confiança na impunidade e no descaso das autoridades é tamanha que cometem as infrações em pleno centro da cidade à luz do dia. Vejam as fotos antes e depois de serrada e já com os brotos renascidos.
Árvore depois de serrada renasceu com galhos novos
Hoje flagramos a árvore sem os galhos renascidos acima visualizados, e segundo informações colhidas no local o cidadão que invadiu o local embaixo da árvore vem insistentemente retirando os brotos da árvore com a intenção deliberada de matá-la, para poder ocupar a área com edificações irregulares. Isso é um absurdo!

Um comentário:

  1. absurdo e que uma arvore, impeça um cidadão de poder ter uma casa digna para sua família, enquanto essa gestão hipócrita que se diz ambientalista, deixa chefões e poderosos fazerem derrubas e queimadas (até mesmo servir de deposito para areia em área de preservação ambiental). isso sim é um absurdo... isso sim e um descaso, enquanto falam desta arvore. tem milhares todos os dias sendo derrubadas irregularmente debaixo dos nossos olhos. hipocrisia.

    ResponderExcluir