O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, reforçou nesta quarta-feira, 9, que a redução de 20% nas tarifas de energia ocorrerá a partir do próximo mês.
A declaração, feita durante entrevista coletiva, ocorre após o próprio governo admitir que o custo do uso acentuado das usinas térmicas seria repassado aos consumidores.

O presidente do Operador Nacional do Sistema (ONS), Hermes Chipp, previu que se todas as térmicas em operação hoje continuarem ligadas até o final do ano, o impacto sobre as tarifas será de 2% a 3%. Pelos cálculos de Chipp, o custo do uso de todas as térmicas ao longo de 12 meses será de R$ 400 milhões por mês.

Chipp afirmou, porém, que essa hipótese não deve ser levada em consideração, já que o governo conta com a ocorrência de chuvas ao longo de 2013. “Com o retorno das chuvas, desligaremos as térmicas mais caras primeiro”, explicou.

Ele também destacou que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) vai estudar uma forma de ratear o aumento de custo proporcionado pelo uso das termelétricas nos últimos meses. Custo que, em princípio, é repassado para o consumidor. Mas o governo tentará uma alternativa para amenizar o impacto sobre as contas de luz. Chipp, no entanto, não detalhou que mecanismo poderá ser implantado.(Estadão)