O ex-presidente de Cuba Fidel Castro decidiu se manifestar contra os rumores sobre seu estado de saúde. Em um artigo divulgado na madrugada desta segunda-feira (22) no site oficialCubadebate, Fidel Castro diz que as notícias sobre o agravamento de seu estado de saúde são “mentiras” e “insólitas estupidezes”.
“Aves de mau agouro! Não lembro sequer o que é uma dor de cabeça. Como prova de quanto são mentirosos, lhes mostro as fotos que acompanham este artigo”, escreveu o líder cubano, de 86 anos e afastado do poder desde 2006, em um texto intitulado “Fidel Castro está agonizando”.
Junto ao artigo, o Cubadebate publicou uma série de fotos tiradas por Álex Castro – fotógrafo e filho do líder cubano – onde se vê o ex-presidente ao ar livre, de pé, apoiado em um bastão metálico, com chapéu de palha e vestido com camisa xadrez e calças esportivas. Para provar que as fotos são recentes, Fidel Castro aparece segurando uma edição de sexta-feira (19) do jornalGranma.
No texto, Fidel explica que deixou de publicar Reflexões – que começou a escrever durante sua convalescença após delegar o poder há seis anos – porque não é seu papel “ocupar as páginas da imprensa cubana consagrada a outras tarefas que o país requer”.
Na quarta-feira (17), Fidel Castro enviou uma mensagem de felicitação aos graduados do Instituto de Ciencias Básicas y Preclínicas Victoria de Girón, de Havana.(Época)