quarta-feira, 30 de maio de 2012

Obama homenageia Bob Dylan com Medalha da Liberdade

Presidente Barack Obama entrega a medalha da liberdade para Bob Dylan em cerimônica na Casa Branca
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, concedeu nesta terça-feira (29) a principal condecoração civil dos EUA, a Medalha Presidencial da Liberdade, ao músico Bob Dylan, 70. Outras 12 pessoas --incluindo a romancista Toni Morrison-- também foram condecoradas.
Segundo Obama, os homenageados causaram um "incrível impacto" na sociedade com suas palavras e ações.
"O que diferencia esses homens e mulheres é o incrível impacto que eles exerceram sobre tanta gente", disse Obama ao entregar a medalha aos homenageados na Casa Branca. "Eles enriqueceram as nossas vidas e mudaram-nas para melhor." 

Além de Dylan e Morrison foram homenageados também o astronauta e ex-senador John Glenn; o juiz aposentado da Suprema Corte John Paul Stevens; a ex-secretária de Estado Madeleine Albright; o ex-presidente israelense Shimon Peres; o militar polonês Jan Karski, responsável por pungentes relatos sobre o Holocausto nazista; John Doar, funcionário graduado do Departamento de Estado na década de 1960; William Foege, pioneiro da erradicação da varíola; Dolores Huerta, ativista dos direitos civis; Juliette Gordon Low, fundadora do movimento norte-americano de bandeirantes (escotismo para meninas); Pat Summitt, treinadora de basquete e ativista na prevenção e cuidados do mal de Alzheimer; e Gordon Hirabayashi, que se contrapôs aos campos de concentração para nipo-americanos durante a Segunda Guerra Mundial.
Low morreu em 1927, e Karski, em 2000. Peres não compareceu à cerimônia, e a Casa Branca disse que ele receberá sua medalha separadamente.
A escolha dos homenageados é feita pelo próprio presidente. Condecorados anteriores incluem o ex-secretário de Estado Henry Kissinger; o líder sul-africano Nelson Mandela; e o ativista de direitos civis dos EUA Martin Luther King.
Dylan, com 50 anos de carreira, ainda é associado ao movimento da "canção protesto" da década de 1960, com músicas que se tornaram clássicos como "Like a Rolling Stone", "A Hard Rain's A-Gonna Fall" e "Desolation Row".
Morrison, 82, venceu o Prêmio Nobel de Literatura em 1993, seis anos depois de ter publicado "Beloved" (publicada no Brasil como "Amada" pela Companhia das Letras), que já tinha vencido o Prêmio Pulitzer.(Folha)

Nenhum comentário:

Postar um comentário