segunda-feira, 2 de abril de 2012

Tradicional jaraqui é o mais rico em ômega 3

O jaraqui previne doenças coronarianas
O jaraqui é o pescado regional mais rico em ômega 3, tipo de gordura benéfica à saúde. Novos estudos apontam que o peixe possui uma vitamina essencial que o corpo humano não é capaz de produzir. Com essa descoberta, o povo amazônico se torna um grande beneficiado dessa riqueza natural.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que o município de Maués (a 276 quilômetros da capital) é a região onde as pessoas apresentam idade acima da média brasileira. A maioria dos idosos leva uma vida saudável acima de 80 anos.  Ao levantar os fatores que contribuíram para esse alto índice de longevidade, o jaraqui surgiu como uma das principais fontes.

Durante uma pesquisa realizada pelo doutor em geriatria, Euler Ribeiro sobre o envelhecimento do homem na floresta amazônica, foi descoberto que um dos fatores que contribuem para a longevidade da população é a alimentação. “O povo do mediterrâneo come muito peixe do mar, azeite e vinho. Já os ribeirinhos não possuem esses alimentos, mas tem as frutas da floresta, guaraná, o açaí e principalmente os peixes, que tem proteínas de fácil absolvição em relação aos de mar. O jaraqui é mais rico em ômega 3, 6 e 9 do que o salmão, o atum e sardinha”, ressalta o especialista.

Ainda segundo Ribeiro, a gordura ômega 3, evita a morte da molécula do corpo humano. “O jaraqui na região amazônica é abundante, fácil de ser capturado e saboroso, por isso é o mais consumido, e um dos responsáveis por essa expectativa ampliada da vida. E um antioxidante de origem gordurosa, que inibe a morte celular, assim o ser humano vive mais. A cada 100 gramas de carne de jaraqui, nós temos uma fração em torno de 0,06 miligramas acima dos peixes do mar”, complementa Ribeiro.

Perfil nutricional elevado

Após uma pesquisa realizada com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa)  com sete espécies de peixes da Amazônia, constatou-se que o jaraqui possui um perfil nutricional elevado de ômega 3. De acordo com o engenheiro de pesca Rogério Jesus a ideia da pesquisa foi avaliar o teor nutricional e agregar valores às espécies para que eles componham a dieta dos povos da Amazônia.

“Foram analisados o pacu, o jaraqui, a branquinha, o curimatã, a pirapitinga, o aracu e o mapará. A carne dos animais possui elevados níveis de proteína, sais minerais e ácidos graxos para uma dieta saudável e balanceada. O valor nutritivo desses peixes é igual ou maior que o das espécies marinhas. No jaraqui, foi encontrada a maior concentração de ácidos graxos, que previnem doenças coronarianas.O marapá possui 20% de gordura, enquanto o jaraqui tem cerca de 2%, sendo tido como um peixe semigordo”, explica.

3 comentários:

  1. Fantástico! Foram feitas análises quantitativas?
    Onde foram feitas?
    Eu gostaria muito de ter acesso a essas pesquisas. Poderiam por favor indicar algum local onde foram publicadas?

    ResponderExcluir
  2. Fantástico! Foram feitas análises quantitativas?
    Onde foram feitas?
    Eu gostaria muito de ter acesso a essas pesquisas. Poderiam por favor indicar algum local onde foram publicadas?

    ResponderExcluir