sexta-feira, 6 de abril de 2012

Produção de motos recua 4,4%, segundo Abraciclo

Em março, as indústrias produziram mais de 179 mil motos
Nos três primeiros meses deste ano, a produção de motos no Polo Industrial de Manaus (PIM) superou meio milhão de unidades. No período, foram fabricadas nas empresas locais 509.545 motocicletas, porém o volume ficou 4,4% aquém do resultado registrado no primeiro trimestre do ano passado, quando saíram das indústrias locais 533.082 veículos, segundo dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo).
Apesar da queda, a produção registrou 179.451 unidades em março e, quando comparada mês a mês, avançou 17,2%, quando comparada a fevereiro deste ano, resultado mais baixo até o momento (151.113 unidades).
Na venda de motos para o mercado interno, foram destinadas para as concessionárias brasileiras, entre janeiro e março deste ano, 468.493 motocicletas. O desempenho foi 7% menor em relação ao mesmo período de 2011 (503.646).
Dados da Abraciclo apontaram, ainda, que, em março, foram destinadas para as concessionárias 164.688 veículos, volume  11% superior a fevereiro. Embora aparente crescimento sobre o mês passado, as vendas diárias no período (7.486 unidades) ficaram abaixo das do período anterior (7.844 unidades).
No que diz respeito às vendas para o consumidor final (emplacamentos) houve um leve avanço, de 1%, entre janeiro e março de 2012, em comparação com os primeiros três meses de 2011. O crescimento moderado seria resultado do empenho das marcas em campanhas promocionais e facilidades nas vendas.
“A baixa qualidade de vendas, com redução da margem de lucro, evitou uma queda nos emplacamentos no período. Com a restrição ao crédito e o estoque elevado, as redes de concessionárias foram forçadas a recuar os preços e darem descontos”, afirmou o assessor da presidência da Abraciclo, Moacyr Alberto Paes.
Exportação
Na contramão dos resultados negativos de produção e vendas para o mercado interno, a comercialização de motocicletas para o exterior fechou o trimestre no “azul”. Com 22.473 unidades, as exportações avançaram 71% no período.
fonte:em tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário