sexta-feira, 30 de março de 2012

Polícia Civil deflagra operação em Maués (AM)

O ex-gerente do Basa em Maués, Carlos Roberto de Oliveira, também teve mandado de prisão expedido pela Justiça, mas está foragido

A Polícia Civil realiza neste momento em Maués (a 260 quilômetros de Manaus) a operação “Antracnose”, a qual já resulta na prisão do ex-gerente do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) na localidade, Raimundo Leal, e de um funcionário do Banco da Amazônia (Basa), conhecido por Aldo e o presidente de um sindicato rural de nome Izandro.

O bancário foi preso durante o expediente na agência. Um funcionário do alto escalão do Basa também estaria implicado no esquema. A Justiça de Maués expediu mandado de prisão para cinco pessoas. A operação está sendo coordenada pelo delegado de Polícia do município, Mário Melo.

Eles são acusados de desviar recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO) e do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) da ordem de R$ 3 milhões. O Pronaf é uma linha de crédito do Governo Federal que financia projetos individuais e coletivos, destinados a geração de renda aos agricultores familiares e assentados da reforma agrária.
O FNO atende a programas de financiamento aos setores privados, buscando o desenvolvimento econômico e social da Região Norte. A partir das 15h o delegado de polícia concederá coletiva a imprensa. O ex-gerente do Basa em Maués, Carlos Roberto der Oliveira, também teve mandado de prisão expedido pela Justiça, mas está foragido.

O presidente do Idam, Edmar Risoli considerou a situação como "lamentável" e disse que o Instituto está tomando as providências cabíveis para o caso. "Abrimos um processo administrativo e afastamos as duas pessoas envolvidas. Não nos cabe julgar ou condenar, o que podemos fazer é tentar recuperar o que foi desviado e punir os envolvidos caso eles sejam considerados culpados pela Justiça"

Nenhum comentário:

Postar um comentário