domingo, 26 de fevereiro de 2012

Ficha Limpa não interfere na estratégia para eleições no Amazonas



 A Lei da Ficha Limpa,  considerada constitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF), não vai mudar as estratégias dos principais partidos para escolha de seus candidatos aos cargos de vereador e prefeito no Amazonas, nas eleições deste ano. Partidos como PMDB, PSD, PP, PDT, PSB e PT  não descartam indicar candidatos que estejam respondendo a processos, já que a lei só torna inelegível “condenados” por um colegiado.
Aprovada em 2010, a Lei da Ficha Limpa só foi  considerada    constitucional  pelo  STF no último dia 17, e vai  tirar do páreo candidatos condenados em segunda instância, mesmo cabendo recurso, e aqueles que renunciaram o mandato para fugir de cassação. Mesmo assim, os partidos analisam a situação de pretensos ‘fichas sujas’ e até auxiliam candidatos naturais que têm problemas com a Justiça.  


Para o secretário-geral do PSD, Paulo Radin, nenhum partido tem o direito de barrar um filiado que pretende se candidatar. “É muito complicado para um partido barrar alguém, principalmente porque ele tem o direito de ser julgado em todos os níveis”, disse. Segundo ele, o PSD fez um levantamento de todos os pretensos candidatos pelo partido para identificar os que têm problemas com a Justiça. A “maioria avassaladora” dos que respondem a processo são prefeitos do interior, com problemas na prestação de contas”.
O PSD e PMDB são os partidos que concentram a maior quantidade de municípios amazonenses. Juntos os dois ocupam 40 das 62 prefeituras do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário